A troca completa do fluido do câmbio automático é realizado através de máquina automatizada, a forma mais eficiente de realizar esse processo. Similar a uma hemodiálise, o equipamento faz inicialmente uma filtragem de todo o fluído existente no veículo, após isso realizamos a troca completa. A máquina de maneira automatizada injeta fluido novo na entrada do câmbio e retira o fluido usado na saída, sempre na mesma proporção, preservando a pressão de trabalho do câmbio. Todo o processo é monitorado via scanner. Após a troca completa é realizado a conferência do nível, com as devidas especificações técnicas referente a temperatura de aferição. Antes de realizar o procedimento fazemos uma leitura total do veículo via scanner, laudo disponibilizado no final do serviço.
Explicando de uma forma mais simplificada, a lubrificação do câmbio automático é similar ao do motor. Os dois componentes trabalham com uma bomba de óleo fazendo uma lubrificação forçada de todo o sistema. Esses lubrificantes estão constantemente sob pressão e no caso do fluído do câmbio automático, em condições normais de trabalho, ele pode atingir incríveis temperaturas de 300º Celsius dentro do conversor de torque. Além dos fatores pressão e temperatura, que degradam esse lubrificante, ele também está suscetível a outras contaminações, como por exemplo água do sistema de arrefecimento do veículo, que muitas vezes por falta de manutenção preventiva acaba danificando o radiador de resfriamento do fluído e contaminando todo sistema.
Logo, podemos concluir com facilidade que assim como o óleo motor, o fluído do câmbio automático também precisa ser trocado de maneira PREVENTIVA. Estudos apontam que 80% dos problemas do câmbio automático dos veículos atualmente são causados por contaminação do lubrificante.
A troca do fluído do câmbio realizada de maneira PREVENTIVA é bom para o veículo e mais ainda para seu bolso, já que o custo do reparo de um câmbio é extremamente elevado.
VALVOLINE™ CVT
Valvoline CVT (Transmissão Continuamente Variável) é um fluido formulado especificamente para as transmissões continuamente variáveis. Valvoline CVT fluido 100% sintética, fabricado nos Estados Unidos, com aditivos de alta performance e proteção com modificadores de fricção de longa duração, anti-desgaste e modificadores de viscosidade estáveis ao cisalhamento.
O Fluido é recomendado para uso na maioria das transmissões continuamente variáveis acionadas por correia e corrente.
**Valvoline CVT não é recomendado para transmissões CVT de veículos híbridos.
Vantagens do fluído Valvoline CVT:
- Fluido 100% sintético.
- Excelente durabilidade anti-shudder.
- Desempenho superior da embreagem úmida.
- Excelente proteção contra atrito metal-metal.
- Projetado para fornecer excelente transferência de torque.